quinta-feira, 18 de junho de 2015

"Como organizar a sala da psicopedagoga"



RELAÇÃO DE MATERIAIS PARA UMA SALA DE PSICOPEDAGOGA




 Material para anamnese: entrevista semi-estruturada; formulários; fichas de avaliação e acompanhamento.
 Materiais como: lápis de cor, folhas, giz de cera, canetinhas, caneta, etc.

                               
 Livros que abordam temas específicos. 
 Jogos para avaliação de algumas habilidades como: atendimento a ordens; nomeação de objetos e figuras; interação social; persistência e atenção; sequenciação e motricidade. Sugestão de alguns jogos:
 Caixa-encaixa;
 Pranchas de encaixes;
 Lotos;
 Tabua de pinos.
 Jogo de alfabeto móvel;
 Jogo de alfabeto ilustrado;


 Jogo de alfabeto com figuras;

 Jogo e alfabeto e sílabas;
 Jogo de alfabeto de encaixe (letra cursiva);

 Jogo de alfabeto e palavras;
 Jogo de mico de palavras;
 Jogo de carimbos (diversos);
 Bloco de construção;


 Conjunto de esquema corporal (quebra-cabeça);
 01 fazendinha;
 01 caixa quadrado vazado;
 Caixa triângulo vazado;
 Jogo de linha (matemática);
 Jogo de numerais e quantidades 0 a 9;
 16 jogos de memória (diversos);
 02 jogos de dominó associação de idéias;
 01 jogo de dominó associação geométrica;
 Jogos de dominó de frases;
 01 jogo de dominó de quantidades;
 01 casinha de encaixe;
 01 jogo de fantoches família branca (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches família preta (com 6 peças);
 01 jogo de fantoches de animais (com 10 peças);
 Ábaco de plástico;
 Ábaco de madeira;
 09 jogos de seqüência lógica;
 Blocos lógicos;
 Quebra cabeça (diversos);
 Rádio com CD;
 01 jogo completo de Maria Montenoria;
 02 baús criativos;
 CDs de música (diversos);
 Fitas de vídeo (diversos);
Livros de histórias (diversos); 


 01 jogo CDTECA;
 Brinquedos diversos.


REFERÊNCIAS

http://psicolucia.blogspot.com.br/2009/02/relacao-de-materiais-e-equipamentos.html

"Educação Condutiva"

"Visita ao Pássaros de Luz"

Tive o prazer de conhecer um pouco sobre o que é Educação Condutiva, e a sua grande importância.

A história da Educação Condutiva esta intrinsecamente relacionada á vida de András Peto e Maria Hári. 

 Em 1945, após a Segunda Grande Guerra, o médico András Peto traduziu seus princípios em uma prática que hoje chamamos de Educação Condutiva, começando praticamente sem recursos e contando com a ajuda de voluntários, sendo um deles a jovem estudante de medicina Maria Hári.
A Educação Condutiva é uma pedagogia; uma pedagogia do movimento. Essa  proposta visa  a habilitação e a reabilitação de crianças e adolescentes com sequelas motoras de paralisia cerebral. A Educação Condutiva compreende o ser integral, pois não objetiva apenas melhorar tarefas motoras e funcionais, mas também transformar o desenvolvimento em sua totalidade, incluindo os aspectos emocionais e intelectuais de seus participantes.
Esse primeiro contato com a "Associação Pássaros de Luz" situada em Itajaí,  foi feito através de uma visita que fiz com a turma da minha faculdade.

A associação iniciou no ano de 2006, e hoje tem nove anos,  atende crianças com paralisia cerebral, funciona todos os dias. Hoje, ela atende 33 pessoas (Bebês, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos).
Porém o seu foco principal é trabalhar com bebês. 

O tempo de atendimento para cada indivíduo é de uma hora e cinquenta minutos, dependendo do dia esse tempo pode variar. A associação funciona de segunda a sexta. O trabalho com bebês de até mais ou menos três anos de idade é feito juntamente com o auxilio da Mãe(Facilitadoras), pois é um período de grande importância para o desenvolvimento da criança, tanto cognitivo, intelectual, emocional e afetivo. Para as demais idades não é uma exigência que os responsáveis fiquem, a não ser que os mesmos queiram ficar, que também não há problema.

Uma vez por mês ocorre uma formação com toda a equipe da associação, juntamente com os responsáveis dos indivíduos participantes.

O principal objetivo dessa Associação, é de criar meios na qual esses indivíduos nela inserida crie uma autonomia. Os indivíduos tem rotinas, tarefas, trabalho com alimentação, higiene, autonomia. Tudo é trabalhado e criado com o intuito de motivá-los.

No dia em que visitamos, tive o trazer que acompanhar um pouco da rotina deles, e um dos momentos em que  mais me chamou a atenção, é que tudo o que o condutor vai fazer, juntamente com as suas auxiliares (facilitadoras), é usado a linguagem rítmica. O condutor dava um comando (tarefa), e a mesma era executada e cantada, para que assim a criança pudesse associar o que lhe foi proposto de forma prazerosa e não massante, e a maioria das tarefas é feito em grupos. E nesses momentos, pude vê o entusiasmo e alegria nas crianças.  

Tive o prazer de conhecer um pouco da história de cada criança ali presente. Foi bem emocionante e ao mesmo tempo motivante, pois é através desses contatos e momentos que vemos a importância de acreditar e nunca desisti no potencial de cada pessoa, pois nada é difícil de fazer, o que devemos ter é persistência e acreditar que todos somos capazes, e apesar de termos ou não algum comprometimento seja ele, físico, intelectual, mental, com perseverança alcançaremos os nossos sonhos e objetivos.