quinta-feira, 5 de março de 2015

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA AÇÃO PEDAGÓGICA


A Psicopedagogia é uma área do conhecimento e aplicação, e ela é conhecida por sua multidisciplinaridade e esta ligada diretamente a outras áreas, como: Psicologia, Pedagogia, Psicanálise, Linguística, Matemática, Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Medicina, e assim por diante. O psicopedagogo é importante não somente enquanto mediador de possíveis dificuldades encontradas no cotidiano escolar ou institucional como um todo, mas também como aquele que assessora a equipe pedagógica e todos aqueles envolvidos no processo de readaptação, como: escola, família, e sociedade.

Esse texto tem como objetivo, discutir as contribuições da Psicopedagogia, enquanto área do conhecimento, na ação pedagógica. O presente estudo, está subdividido da seguinte forma:

1)      A Psicopedagogia no Brasil e a práxis psicopedagógica; 2) a Psicopedagogia no contexto escolar, com ênfase ás possibilidades de intervenção psicopedagógica.
1.      A Psicopedagogia no Brasil e a praxís psicopedagógica

Segundo o autor Sisto et al. (1996), nos últimos anos, pode-se acompanhar uma significativa ampliação do trabalho psicopedagógico no Brasil, como também um considerável aumento no número de clínicas de atendimento psicopedagógico, além de congressos, encontros, publicações e pesquisas direcionadas especialmente á Psicopedagogia enquanto atendimento específico de crianças e jovens que apresentam dificuldades relacionadas á escola.

Segundo Bossa (1994), Esse processo se deu por acreditarem que os problemas de aprendizagem eram causados por fatores orgânicos, o que perdurou muito tempo e determinou a forma de tratamento dada á questão do fracasso escolar, isso recentemente no Brasil.

Partindo desses fatores, pode-se vê ao longo dos anos, uma grande preocupação tanto na área de Pedagogia, Psicologia, e outras áreas, a busca de qualificação e o interesse dos profissionais.

Segundo o texto, ao longo do tempo algumas pessoas mereceram destaque por sua contribuição na compreensão e tratamento dos problemas de aprendizagem. Umas destaque é Genny Golubi de Moraes, na época coordenadora dos cursos da PUC-SC. Ela foi responsável pela formação de vários profissionais da Psicopedagogia que ainda hoje desempenham papeis importante na área. A prioridade da mesma consistia num trabalho preventivo, tendo a preocupação que menos crianças chegassem á clinica de atendimento psicopedagógicos por problemas escolares.

Na década de 90, os cursos direcionado a Psicopedagogia, lato sensu se expandiram. É importante lembrar da existência da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). A mesma organiza eventos que mostra as preocupações da área.

Através desse percurso histórico o estudo da Psicopedagogia vai se definindo.

Para Gaparian (1997), a Psicopedagogia é o estudo que se ocupa da aprendizagem humana.
Sisto et al. (1996), por sua vez, entendem a Psicopedagogia como uma área interessante em investigar a relação da criança com o conhecimento.

Sendo assim, podemos dizer que a Psicopedagogia seria a área de estudo que se ocupa da aprendizagem humana.

REFERÊNCIA:
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
A psicopedagogia e suas interações: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo: (volume I) / Solange Franci Raimundo Yaegashi - Organizadora. - 1 ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.

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