A Psicopedagogia é uma
área do conhecimento e aplicação, e ela é conhecida por sua
multidisciplinaridade e esta ligada diretamente a outras áreas, como:
Psicologia, Pedagogia, Psicanálise, Linguística, Matemática, Fonoaudiologia,
Neuropsicologia, Medicina, e assim por diante. O psicopedagogo é importante não
somente enquanto mediador de possíveis dificuldades encontradas no cotidiano
escolar ou institucional como um todo, mas também como aquele que assessora a
equipe pedagógica e todos aqueles envolvidos no processo de readaptação, como:
escola, família, e sociedade.
Esse texto tem como
objetivo, discutir as contribuições da Psicopedagogia, enquanto área do
conhecimento, na ação pedagógica. O presente estudo, está subdividido da
seguinte forma:
1)
A Psicopedagogia no Brasil e a práxis
psicopedagógica; 2) a Psicopedagogia no contexto escolar, com ênfase ás
possibilidades de intervenção psicopedagógica.
1.
A Psicopedagogia no Brasil e a praxís
psicopedagógica
Segundo o autor Sisto
et al. (1996), nos últimos anos, pode-se acompanhar uma significativa ampliação
do trabalho psicopedagógico no Brasil, como também um considerável aumento no
número de clínicas de atendimento psicopedagógico, além de congressos,
encontros, publicações e pesquisas direcionadas especialmente á Psicopedagogia
enquanto atendimento específico de crianças e jovens que apresentam
dificuldades relacionadas á escola.
Segundo Bossa (1994), Esse
processo se deu por acreditarem que os problemas de aprendizagem eram causados
por fatores orgânicos, o que perdurou muito tempo e determinou a forma de
tratamento dada á questão do fracasso escolar, isso recentemente no Brasil.
Partindo desses
fatores, pode-se vê ao longo dos anos, uma grande preocupação tanto na área de
Pedagogia, Psicologia, e outras áreas, a busca de qualificação e o interesse
dos profissionais.
Segundo o texto, ao
longo do tempo algumas pessoas mereceram destaque por sua contribuição na
compreensão e tratamento dos problemas de aprendizagem. Umas destaque é Genny
Golubi de Moraes, na época coordenadora dos cursos da PUC-SC. Ela foi
responsável pela formação de vários profissionais da Psicopedagogia que ainda
hoje desempenham papeis importante na área. A prioridade da mesma consistia num
trabalho preventivo, tendo a preocupação que menos crianças chegassem á clinica
de atendimento psicopedagógicos por problemas escolares.
Na década de 90, os
cursos direcionado a Psicopedagogia, lato
sensu se expandiram. É importante lembrar da existência da Associação
Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). A mesma organiza eventos que mostra as
preocupações da área.
Através desse percurso histórico o estudo da Psicopedagogia vai se definindo.
Para Gaparian (1997), a Psicopedagogia é o estudo que se ocupa da aprendizagem humana.
Sisto et al. (1996), por sua vez, entendem a Psicopedagogia como uma área interessante em investigar a relação da criança com o conhecimento.
Sendo assim, podemos dizer que a Psicopedagogia seria a área de estudo que se ocupa da aprendizagem humana.
REFERÊNCIA:
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
A psicopedagogia e suas interações: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo: (volume I) / Solange Franci Raimundo Yaegashi - Organizadora. - 1 ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
REFERÊNCIA:
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
A psicopedagogia e suas interações: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo: (volume I) / Solange Franci Raimundo Yaegashi - Organizadora. - 1 ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
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